Beer Boss

Conclusão
2022
Projeto
Comercial
Localização
Florianópolis

Detalhes do Projeto

No Mercado Público de Florianópolis

O Mercado Público foi o envelope perfeito, com a amplitude das portas coloniais, a rusticidade das paredes centenárias e o ambiente “marginal” do centrão histórico da cidade.

Assim tudo se organizou em torno de um balcão de atendimento “atulhado” de bicas de chopp, marcas, embalagens e copos de cerveja.

O pequeno espaço do Box foi o maior desafio para a criação do espaço. O estoque de bebidas se transformou no próprio pano de fundo do projeto, seja no grande expositor refrigerado que cobre o fundo da loja, seja nas altas estantes que aproveitam o amplo pé direito no estreito espaço de público em frente ao balcão.

obre o balcão, uma estrutura de inox percorre todo o bar, servindo de apoio às taças, às garrafas especiais, à iluminação dirigida.

No exíguo corredor reservado para a cozinha no mezanino foi preciso muita criatividade e habilidade para encaixar todos os equipamentos necessários, numa sequencia que correspondesse às atividades da cozinha e respeitasse as regras da vigilância sanitária. Por estar num imóvel tombado, o projeto teve de respeitar inúmeras regras que limitaram bastante as soluções – manter o piso cerâmico original, não revestir nem fixar nada nas paredes históricas, executar todas as tubulações aparentes – exigiu soluções alternativas, de composição do projeto e de detalhamento técnico que viabilizassem a execução e criassem a ambientação desejada. Olhando em planta baixa, expor todos os rótulos disponíveis no pequeno espaço parecia algo impossível. Para isso foi preciso tirar proveito da 3ª dimensão, aproveitando a grande altura do pé direito na entrada da loja, cobrindo as paredes com estantes para as cervejas, que são também ao mesmo tempo expositor e estoque. Fotos Pedro Caetano

Na busca pelos elementos da composição da ambientação, incorporamos ao projeto alguns elementos importantes da identidade visual da marca, como a rusticidade da madeira e o tom de amarelo.

A idéia de um “produto proibido”, como o whisky americano nos anos de lei seca e a fantasia dos “heróis” que salvaram sua produção nos alambiques clandestinos e no comércio paralelo alimentaram o imaginário dos criadores da Beer Boss e dos arquitetos no desenvolvimento do projeto do seu espaço no Mercado Público de Florianópolis.

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