Um telheiro sobre pedras

Conclusão
2022
Projeto
Residencial
Localização
Rancho Queimado

Detalhes do Projeto

Em Rancho Queimado

PRÊMIO CATARINENSE DE ARQUITETURA Categoria RESIDÊNCIAS Esta casa na serra catarinense, construída para um cliente para quem já havíamos projetado a casa em Florianópolis, nos chegou com uma demanda bem explícita – uma casa moderna, “mas com telhado” – foi a frase do proprietário logo nas primeiras conversas sobre o projeto. A casa na cidade tem um desenho bastante geométrico e largos beirais de concreto que ocultam uma cobertura praticamente plana, de telhas metálicas. O recado foi entendido – ele queria uma arquitetura que proporcionasse sensações diferentes das que ele já curtia na casa da cidade.

ombinado o pressuposto, o projeto iniciou com estudos da implantação no terreno, bastante amplo e com um grande desnível, descendo 20 metros a partir do limite com a estrada do condomínio. O ponto escolhido para a implantação era já um trecho mais plano, na parte alta do terreno, com vista para o vale e o planalto seguinte.

A localização da casa no terreno acompanhou o desenho das curvas de nível e com isso surgiram os 03 volumes independentes e articulados entre si, compondo uma curva a partir de três retas.

Foto feita em julho/13 durante a neve que caiu em SC Assim a arquitetura se acomodou bem ao terreno e ainda pudemos orientar os ambientes de acordo com a melhor insolação, tão importante numa região de frio como esta.

O volume central, onde se concentra todo o espaço de convívio, é como um pavilhão todo construído em pedra, vidro e madeira, com um amplo telhado, enquanto os anexos laterais abrigam as áreas privativas e são construídos em alvenaria convencional com coberturas planas. O contraste entre as volumetrias deu grande destaque à presença do telhado e assim atendeu ao pressuposto do projeto, sem deixar de lado os traços modernos.

A fachada para a estrada, mais fechada, resguarda a privacidade da casa, enquanto o lado oposto, voltado para a paisagem é todo aberto em vidros e esquadrias. Até o conjunto de churrasqueira, forno a lenha e forno de pizza, localizados em um nicho desta fachada, foi desenhado de maneira a permitir que através dele se aproveitasse a vista.

Em frente à fachada envidraçada o terraço elevado forma um patamar aberto que amplia a área de convívio adjacente à casa, dificultada pela forte inclinação do terreno. É ali que os encontros da família se expandem, e todos curtem a chegada do frio a cada fim de tarde.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo