Um projeto construído para uma empresa do ecossistema da construção
Os materiais naturais, essência da construção civil, são a expressão da arquitetura nesse projeto.
As colunas de concreto da construção original foram expostas com a remoção do seu revestimento. Junto com os cobogós cerâmicos e a porta em Freijó, compõe o painel de materiais que separa o hall de entrada das áreas de trabalhos da incorporadora.
O projeto tirou partido dos terraços existentes nas duas laterais do pavimento, transformando-os em jardins que são a paisagem permanente do escritório. Os jardins mostrarão a passagem das estações e - estando nos quadrantes Leste e Oeste - se caracterizarão sempre como espaços diferenciados pela luz natural característica da manhã e da tarde.
A sala de reuniões privativa usufrui desse mesmo jardim. Tem a sua privacidade garantida por barreiras acústica variadas. Painéis acústicos opacos em marcenaria, vidros acústicos transparentes.
Sala de reuniões privativa com integração visual com escritórios dos sócios
Ao fundo ficam as salas privativas dos sócios.
São isoladas com divisórias acústicas e tem persianas embutidas para controle da transparência.
Um eixo central serve de acesso aos sócios e conduz à sala de reuniões coletiva.
Sob a iluminação difusa em lona tensionada, o painel branco oculta os armários de arquivamento e de instalações.
No centro do espaço o volume em painéis de marcenaria acústicos abriga a área administrativa e sala de reuniões, separando o open office das salas privativas da diretoria.
Vidro duplo sobre painéis acústicos dentro da sala de reuniões.
Seguindo zoneamento de ocupação lançado pelo arquiteto Roberto Simon - um dos proprietários da Archia - as salas de reuniões formam um dos eixos do projeto, tenoo acesso livre aos jardins nos dois lados do escritório.
Um bar de apoio à sala de reuniões transforma o ambiente em um espaço de confraternização nos eventos da incorporadora.
O bar se expande para o terraço integrando os escritórios ao jardim.
Bancos em réguas de madeira com desenho orgânico intervem no desenho original do terraço composto de volumes retangulares de concreto.
Fotos Lio Simas