NORD CAR BOUTIQUE

Conclusão
2025
Projeto
Comercial
Localização
Florianópolis

Detalhes do Projeto

O projeto buscou o equilíbrio entre o brutalismo do concreto aparente e o design ultra sofisticado dos carros.

Dentro de um galpão pré fabricado de concreto, o projeto inseriu elementos para acomodar a funcionalidade da loja e a sofisticação necessária para acomodar os carros especiais.

A loja é composta de um de um nível térreo onde estão expostos os carros e o mezanino, acessado por um vão
esculpido entre as salas elevadas.

A ocupação do mezanino inverte a lógica convencional, posicionando a circulação junto à fachada lateral e deslocando as salas para a borda do vão, permitindo a permanente visualização do salão e dos carros.

O desenho dos volumes do mezanino foi elemento essencial na releitura do interior do galpão, contrastando e
valorizando as linhas e planos de concreto.

 

Junto com os volumes do térreo, estes elementos metálicos foram pensados de forma a destacar claramente os usos dentro do galpão e as novas estruturas em relação ao pré fabricado.

Enquanto no térreo um estúdio iluminado especialmente para este fim ocupa espaço central, um lounge aberto, enquadrado pela estrutura metálica, recebe os clientes no mezanino para eventos especiais.

O acesso ao galpão se dá por uma porta construída em cedro, que se destaca na fachada monocromática.

A fachada do galpão recebeu revestimento em telhas metálicas remetendo a sede original da loja projetada anos atrás.
A porta de madeira marca o acesso principal.

O projeto do galpão foi desenvolvido pela Sarau Arquitetura. A fachada desenhada em colaboração com a Pimont Arquitetura, buscou referências na sede original da empresa.

O vão livre do galpão, com pé direito amplo, é ladeado pelo espaço com o mezanino, sob o qual acontecem as atividades diárias da loja, lavação e tratamento dos veículos em ambiente isolado, fotografias no estúdio, áreas de atendimento e de convivência.

Ao fundo fica localizado o bar e Café, caracterizado pelo volume metálico pela estante em madeira e
pela ampla bancada em quartzito verde.

A área de convivência no térreo entre elementos de concreto aparente, conta com mobiliário de design brasileiro, e peças especiais de carros.

 

A partir daí se acessa mezanino por uma escada metálica envolvida em ripados de madeira e planos de vidro. Ela sobe por um vão entre os volumes do mezanino diretamente até a circulação junto da fachada lateral.

No mezanino chega-se da escada diretamente ao Lounge aberto, de onde se acessa as diversas salas, de reunião e trabalho.

No Lounge aberto o concreto aparente da fachada contrasta com os diversos materiais utilizados na ambientação dos interiores. Estante em Sucupira, salas em telhas metálicas.

Deste espaço se tem visat ampla para o salão dos carros e integração com a sala de reuniões. Estes dois ambientes oram pensados para eventual integração em eventos especiais como dias de Fórmula 1.

As salas do mezanino tem todas amplos vãos para o salão dos carros.
Nas salas de trabalho a madeira predomina no mobiliário, contrastando com a estruturas e os revestimentos. A escolha do mobliliário teve colaboração da Vicky Schauffert.

Onde não há concreto aparente algumas paredes foram executadas com chapas de fibrocimento respeitando a linguagem brutalista do galpão.

Mobiliário das salas mistura peças compradas e peças desenhadas especialmente para os ambientes.

Nesta sala a estante foi desenhada para atender especificamente aos objetos e usos de um dos diretores.

O projeto buscou o equilíbrio entre o brutalismo do concreto aparente e o design ultra sofisticado dos carros, inserindo elementos construídos e mobiliário que transitam entre estes opostos.

Fotos Lio Simas

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Confira nossa Política de privacidade e nosso Termo de uso.

Concordo