Edifício residencial no Novo Campeche
Na entrada do bairro do Novo Campeche, o projeto do Oceah para Archia Empreendimentos, partiu da ideia de transformar um entroncamento viário em uma praça, a partir da esquina ocupada pelo prédio.
Explorando os conceitos de fachada ativa e permeabilidade visual, o térreo é invadido pelo passeio público e acolhe os transeuntes em suas dobras.
Mesclando os acessos comerciais e residencial, os usos se integram e a vitalidade urbana é potencializada.
Na torre, desconstruimos a volumetria básica com lâminas, recortes e escavações, expressando uma identidade própria, o conforto do sombreamento e da privacidade.
Na esquina, local urbano tão relevante, a volumetria da torre recebe o recorte mais profundo e uma variação sutil na geometria das sacadas, desfazendo a composição regular e ritmada das outras fachadas que se encontram neste recorte.
Cada fachada busca a solução mais adequada à sua condição de insolação e ventilação. Na fachada Norte, brises horizontais abaixo do teto das sacadas aumentam a sombra nos meses de verão. Na fachada Oeste, painéis verticais deslizam barrando o sol da tarde que entra nas sacadas até o limite do entardecer, permitindo iluminação plena nos horários da manhã e toda insolação desejada nos meses de inverno.
Na fachada Leste, as sacadas se abrem francamente para o sol da manhã, o visual do mar e da área verde adjacente.
A fachada sul é onde se concentram as áreas técnicas e janelas menores aproveitam a possibilidade de ventilação natural e cruzada.
No térreo, a loja mais exposta ao sol tem suas fachadas seccionadas por brises verticais que permitem a visualização frontal plena das vitrines ao mesmo tempo que ao longo do dia lançam sombras dinâmicas no espaço interno ao longo do dia.
Acesso vindo da praia.
A vista dos apartamentos da cobertura alcança toda a paisagem do sul da Ilha.